segunda-feira, 4 de julho de 2016

Cupuaçu

Nome científico: Theobroma grandiflorum 

Família: Malvaceae 



 Nome popular: cupuaçu 

Curiosidade da fruta: A principal características do cupuaçu é o sabor, aroma o que possibilidades de utilização doméstica e agro-industrial da sua polpa. A polpa do cupuaçu é a parte mais freqüentemente usada no preparo caseiro de sucos, sorvetes, tortas, licores, compotas, geleias e biscoitos.Industrialmente é empregada na fabricação de sorvetes, iogurtes e outros produtos lácteos, e compotas.

 As sementes são utilizadas para extração de gordura (manteiga de cupuaçu). Nativo da própria região da Amazonas, o cupuaçuzeiro é uma espécie em domesticação, recebendo atenção crescente de diversas instituições de pesquisa, principalmente das situadas na região Amazônica. Entretanto, como se trata de planta perene, e tendo as pesquisas se iniciado em época relativamente recente, existem ainda diversos aspectos de seu processo de cultivo, e de processamento do fruto, necessitando de melhor definição em termos de indicações/recomendações com base técnico-científica. 

O cupuaçu é um produto novo, ainda com pequena penetração no mercado nacional,mas com grande potencialidade mercadológica. Embora não se tenham dados para mensurar o mercado nacional, pode-se inferir que, a médio prazo, é o que se apresenta como mais promissor para a comercialização da polpa e de outros produtos. O mercado internacional é também uma opção para a comercialização, principalmente de polpa, e poderá ser viabilizado através de ações estratégicas do setor privado e da esfera governamental. 

O cupuaçuzeiro é uma planta que em condições de cultivo geralmente atinge 6,0 a 8,0 m de altura e sua copa 7,0 m de diâmetro. Normalmente começa a florescer dois a três anos após o plantio, sendo que plantas sombreadas florescem mais tarde. A floração ocorre na época mais seca do ano e a safra ocorre no período chuvoso. O fruto do cupuaçu tem formato e tamanho variados podendo o comprimento medir entre 10 a 40 cm e o peso alcançar entre 300 g a 4,0 kg. Este peso, em média, distribui-se percentualmente da seguinte forma: casca – 43,0%, polpa – 38,5%, sementes – 16% e placenta 2,5%.


Fonte:Instituto Superior de Administração e Economia ISAE/Fundação Getúlio Vargas (FGV) Disponível em: < http://www.suframa.gov.br/publicacoes/proj_pot_regionais/cupuacu.pdf > acesso em 18 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário