Nome científico: Psidium guajava L.
Família: Myrtaceae.
Origem e dispersão: A goiabeira é originada nas regiões Tropicais Americanas, onde aparece vegetando desde o México até o sul do Brasil. Atualmente, é cultivada em todas as regiões tropicais e sub-tropicais do mundo.
Características: Árvore de porte pequeno a médio, geralmente de 3-5 m de altura, tortuosa, esgalhada, às vezes atingindo 8 m de altura, de casca lisa, delgada, castanho-arroxeada, que, quando velha, se desprende em lâminas. Os ramos do ano, com comprimento médio de 60-150 cm, direcionam-se paralelamente ou perpendicularmente ao solo. Apenas destes ramos surgem as inflorescências, o que caracteriza a goiabeira como planta que produz em “ramo do ano”. As flores são hermafroditas, sem glândulas nectaríferas, com androceu formado por numerosos estames (cerca de 350). O gineceu, com ovário ínfero, é tri ou tetra locular, com numerosos óvulos. O fruto é uma baga globosa. Internamente, apresenta um mesocarpo de textura firme e quatro a cinco lóculos, cheios por uma massa de consistência pastosa, onde estão numerosas sementes.
Utilização: a fruta é utilizada para consumo in natura, na fabricação de doces, como a goiabada, geleia, pasta, fruta em calda, purê, xaropes, etc. A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, superando em até 5 vezes o conteúdo desta nos sucos cítricos.
Fonte: FERREIRA M.G.R, RIBEIRO.G.D. Coleção de fruteiras tropicais da Embrapa Rondônia. Disponível em: < http://www.cpafro.embrapa.br/media/arquivos/publicacoes/cot306_fruteiras.pdf > acesso em 18 de julho de 2016
.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário